3.6.08

Lançamentos do GEO Juvenil Brasil // Lanzamiento del Informe GEO Juvenil Brasil // Launch of Report GEO for Youth Brazil

Síntesis en español (english abstract follow; verção ao portuguese abaixo)
Es un orgullo para toda la familia de GEO Juvenil ALC anunciar que en el día de hoy se realizará el lanzamiento del Informe Nacional de GEO Juvenil Brasil. Esta publicación socioambiental movilizó a 150 organizaciones y 15 mil jóvenes durante 4 años. Ahora los resultados serán difundidos por todo el país.

It is a pride for all the family of GEO for Youth LAC to announce that in today the launching of the National Report of GEO for Youth Brazil. This environmental publication mobilized to 150 organizations and 15 thousand young people during 4 years. Now the results will be spread by all the country.

Verção ao portuguese
Publicação socioambiental mobilizou 150 organizações e 15 mil jovens durante 4 anos. Agora os resultados serão disseminados por todo o país.

O GEO Juvenil Brasil, relatório da situação ambiental do país sob a perspectiva das juventudes, será lançado no mês do meio ambiente. O evento nacional acontece no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, dia 3 de junho. A cerimônia oficial começa às 9h e contará com a presença de Ministros de Estado e personalidades, além de ambientalistas e pesquisadores. Às 14h30 ocorre a mesa de diálogo “Retrospectivas e Perspectivas do Movimento Socioambientalista - Participação das juventudes de hoje para outro amanhã”. Haverá também lançamentos locais em todas as Unidades da Federação, com a participação de jovens e organizações que contribuíram com a publicação. Os primeiros eventos locais serão já no dia 4 de junho, em Fortaleza e Natal, seguidos de outros 20 estados. A programação completa dos lançamentos poderá ser conferida no site http://www.geojuvenil.org.br/.
A publicação é resultado de processos de mobilização envolvendo 15 mil jovens durante quatro anos.
Algumas recomendações presentes no livro são a procura por fontes limpas e renováveis de energia, atenção à produção de lixo no meio urbano e necessidade de controle da expansão dafronteira agrícola na Amazônia. São apresentadas atividades, dados e metodologias em 10 temáticas socioambientais, com Áreas Urbanas, Terra e Alimentos, Atmosfera e Mudanças Climáticas e Legislação Ambiental. O GEO Juvenil Brasil oferece ainda contatos de organizações, metodologias de educação ambiental, análise e contextualização das impressões dos jovens, além de documentos e Cartas de Encontros que refletem a riqueza do momento.
O GEO Juvenil Brasil é realizado pela organização de juventude Grupo Interagir com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e outras 8 instituições-parceiras. A impressão e os lançamentos da publicação contam com o apoio da Caixa Econômica Federal.
O projeto surge a partir de metodologia juvenil aplicada ao relatório do GEO Global e adaptada ao Brasil. O GEO: Perspectivas do Meio Ambiente Global, publicado desde 1997 pelo PNUMA, é um informe bienal que oferece informações para gestores tomarem decisões sobre o meio ambiente. Em 2001, é publicado o GEO Juvenil América Latina e Caribe com a colaboração de 50 mil jovens de 28 países. O GEO Juvenil Brasil é o 12° relatório da série lançada na região.
“Faz acreditar que a crise ambiental tem solução”, assim a então ministra do Meio Ambiente Marina Silva descreve o processo do GEO Juvenil Brasil na carta de apresentação do livro. Para ela, a saída está na capacidade humana de se perceber responsável pela crise e agir. Neste espírito, 60 jovens focais interligaram o país em uma rede de mobilização social. O processo do GEO Juvenil Brasil não termina com a publicação, pois a rede criada gera novas possibilidades e potencializa o movimento jovem pelo meio ambiente.
O livro se assemelha a um roteiro de viagem pelas cinco regiões brasileiras e o leitor pode decidir a ordem do passeio. Existem ligações internas entre os capítulos. Na barra lateral do relatório, há
indicações para outras páginas que aprofundam o tema. As informações podem colaborar para o
controle social das atividades de governo, empresas e terceiro setor. Também auxiliam o processo de decisão de representantes públicos.
O Grupo Interagir, instituição executora do projeto, é uma organização juvenil sediada no Distrito Federal. Mais de 150 entidades foram co-parceiras do grupo no processo do GEO Juvenil Brasil.
Desde 2000, o Grupo Interagir desenvolve ações regionais e nacionais com a missão de fomentar e articular o protagonismo juvenil. Com foco na participação social, o grupo propõe aos jovens uma atuação criativa, construtiva e responsável na solução de problemas reais da sociedade.



Pauta: Lançamento Nacional do GEO Juvenil Brasil
Local: Centro Cultural da Caixa Econômica Federal
Data: 03 de junho de 2008, terça-feira Horário: das 09h às 10h30 / das 14h30 às 16h30


Mais informações / Más información / More information: www.geojuvenil.org.br

No hay comentarios.: